MÓDULO UM: QUEM SÃO OS JOVENS

Estudo de caso: Mabinti Tushike Hatamu (Meninas, Sejamos as Líderes), Tanzânia

This document is a component of YouthPower Action’s Youth Engagement Training, funded by USAID. Find the English Version here.

 

Sobre o projecto

Mabinti Tushike Hatamu é um modelo rentável que envolve raparigas adolescentes fora da escola com idades entre 10 e 19 anos para empoderá-las a fazerem escolhas seguras em relação à saúde e aos direitos sexuais e reprodutivos, económicos e bem-estar social, contribuindo acima de tudo para redução da vulnerabilidade ao HIV, gravidez e violência baseada no género.
O teste piloto do projecto foi na Tanzânia na zona rural  (onde mais de 80% da população vive) e na zona urbana (onde a percepção da oportunidade económica leva ao êxodo rural e cria novos riscos para as raparigas). Para o teste piloto na zona rural, a Restless Development tem estado a trabalhar na zona rural de Irigna, Mbarali e nos distritos rurais de Mbeya, nas regiões de Iringa e Mbeya. Estas zonas primariamente rurais apresentam algumas das mais altas taxas de prevalência de HIV da Tanzânia, como Mbeya (9%) e Iringa (9,1%)[1].

Na fase dois, a idade das beneficiárias aumentou para incluir meninas fora da escola dos 10 aos 24 anos porque foi observado que as raparigas nos seus 20 anos levam tempo para transitar para a fase adulta e ainda precisam de conhecimento e informação para tomar decisões informadas sobre as suas vidas. Aumentar a idade para incluir as meninas dos 10 aos 24 anos ajudará a alcançar e apoiar um maior número de raparigas com necessidades imediatas.

 

[1] 2011-2012 Tanzania HIV and Malaria Indicator Survey (THMIS), HF43, DHS program, https://dhsprogram.com/pubs/pdf/HF43/HF43.pdf HYPERLINK "https://dhsprogram.com/pubs/pdf/HF43/HF43.pdf"

 

 

Discuss

Your name