MÓDULO 3 CASO DE ESTUDO 1: Uma Abordagem Multi-Sectorial Coordenada para Prestação de Serviços de DSSRA e Geração de Demanda

This document is a component of YouthPower Action’s Youth Engagement Training, funded by USAID. View the English Version here.

 

O desafio

A África do Sul alberga a maior e mais rápida epidemia do HIV em todo o mundo, com uma taxa de aproximadamente 288.400 novas infecções por ano.  2.363 jovens são recém infectados pelo HIV todas as semanas. A gravidez na adolescência continua a ser uma preocupação séria, com 99.000 raparigas adolescentes sul-africanas a engravidarem em 2013. (ONUSIDA)

A Escola Pré-universitária de Nzululwazi (NSSS) no distrito de Alfred Nzo, província do Cabo Oriental, reportou 45 gravidezes de alunas em 2013 e pelo menos 21 em 2014 - uma das taxas mais elevadas de gravidezes entre alunas na África do Sul. O estudo de linha de base da Restless Development na Nzululwazi SSS revelou que 82% dos alunos inquiridos estavam "numa relação", 61% tinham tido relações sexuais, e menos de 2% dos alunos tinham uma boa compreensão da transmissão do HIV. Os alunos reportaram o preço do transporte para a clínica não ser acessível e a falta de confidencialidade na clínica como barreiras significativas à aceitação dos serviços de saúde. (Restless Development: Inquérito de Linha de Base SYP, 2015 Aluna 3: uma estudante de 16 anos da 11ª classe da NSS, vive sozinha numa casa alugada perto da escola porque a sua casa familiar fica a alguma distância na cidade. Ela é sexualmente activa e está numa relação há mais de um ano. Dentro da relação ela busca, "...prestígio, todos os meus amigos estão em relacionamentos e eu não quero perder....". Ela não mantém relações sexuais fora da relação, mas está aberta à ideia de mais do que um parceiro porque "...não é necessariamente obrigatório ter só um parceiro. Se o meu parceiro não se limita a uma parceira, então porque haveria ter só um?" Ela teve relações sexuais pela primeira vez aos 15 anos de idade e a razão que citou foi que queria partilhar a experiência com o seu 'parceiro para toda a vida' mas "... os meus pares também me pressionaram"; Ela usa contracepção na forma de injecção mas não tem a certeza de quem deve ser a responsabilidade de evitar a gravidez. Ela não está preocupada com a elevada taxa de gravidez não planeada entre mulheres jovens, "A gravidez entre mulheres jovens já não é um motivo de preocupação, é como a norma agora..." Quando tais gravidezes ocorrem, ela acredita que é a rapariga que é maioritariamente considerada responsável. Ela não conseguiu explicar a base para esta visão mas insistiu firmemente que era a realidade. 

Discuss

Your name