MÓDULO 4 H1 O Ambiente Favorável: Exemplos

This document is a component of YouthPower Action’s Youth Engagement Training, funded by USAID. View the English Version here.

 

Ambiente Socioeconómico:

  1. Educação: Inclui aptidões de literacia e numeracia básica, além de matrícula e conclusão do ensino primário, secundário ou terciário formal.
  2. Comunicações: Inclui acesso a tecnologias usadas para comunicação, incluindo Internet e telemóvel. “Acesso” pode significar habilidade, disponibilidade, custo e muitas vezes é moldado por normas de género.
  3. Igualdade: Reflexão da desigualdade social ou económica, e o impacto desta na participação na vida pública. As medidas incluem o coeficiente de Gini, Índice de Desenvolvimento Humano Ajustado à Desigualdade.
  4. Igualdade de Género: Foco específico da igualdade entre os sexos.

Exemplos Específicos aos Jovens:

    1. A classificação da idade adulta e a natureza da juventude como estado de transição significa que os direitos ligados à idade adulta não são facilmente cedidos (para além da votação que se baseia na idade)
    2. Uma educação e formação deficientes afectam a posse de competências para a vida, tais como o pensamento crítico e a tomada de decisões
    3. Desigualdade e exclusão de grupos sociais que lançam desafios para a forma de chegar a grupos como as mulheres jovens rurais e as raparigas. Mesmo quando se utilizam abordagens participativas ao envolvimento dos jovens, é fácil ser exclusivo e focalizar o envolvimento dos jovens "super-estrelas" que já fazem parte do programa ou sistema.
    4. Saúde tal como visto no Índice de Bem-Estar dos Jovens de 2014[1]
    5. Primeira geração com um acesso tão forte à tecnologia e às comunicações.
 

[1] Centre for Strategic and International Studies and International Youth Foundation, 2014, Global Youth Wellbeing Index

Discuss

Your name