MÓDULO 5 T2 H1: Síntese Concepção Liderada pelos Jovens

This document is a component of YouthPower Action’s Youth Engagement Training, funded by USAID. View the English Version here.

 

Este documento é usado pelo pessoal da Restless Development para conduzir processos de concepção dos nossos programas. Este estágio inclui dar prioridade aos problemas que esperamos resolver, estabelecer objectivos, pressupostos e indicadores, e seleccionar uma estratégia de implementação que esboce o que precisa de ser alcançado para alcançar os nossos objectivos.

OBJECTIVOS DEFINIDORES

Os nossos objectivos vêm directamente da nossa análise de problemas. Cada problema que foi identificado como uma causa, problema central ou problema de efeito torna-se agora um objectivo e não um problema. Fazemo-lo criando uma árvore de objectivos a partir da nossa árvore de soluções original. Esta é uma grande sessão que tem a ver com os actores, pois significa que os problemas já identificados se tornam soluções viáveis.

  • Exemplo 1: Árvores de Objectivos

Aqui, os problemas são reformulados em frases futuras, positivas. Os objectivos e resultados devem ser sempre escritos como estados futuros usando palavras como aumento, melhoria, e redução. Por exemplo, "Redução das novas transmissões do vírus HIV nesta aldeia até 2015". Os impactos devem ser escritos como a razão da sua intervenção: "Reduzir a pobreza associada ao HIV nesta comunidade". Os objectivos são SEMPRE as coisas que esperamos alcançar para resolver certos problemas. Elas NUNCA são as coisas que fazemos para resolver esses problemas. Este é um dos erros mais comuns na identificação de objectivos.

As árvores de objectivos também precisam de ser analisadas de várias maneiras e devem ser verificadas com investigação e análise documental para assegurar que as etapas são lógicas.

  • Exemplo 2: “Se… Então…” Método

Este método simples permite aos envolvidos na identificação dos objectivos verificar a lógica da árvore de objectivos.

Discuss

Your name