MÓDULO 5 T4 H1: Síntese sobre Advocacia Liderada pelos Jovens
This document is a component of YouthPower Action’s Youth Engagement Training, funded by USAID. View the English Version here.
Porquê a advocacia liderada pelos jovens?
Os jovens têm uma perspectiva única sobre como a tomada de decisões a nível local, nacional e global terá impacto nas suas vidas no seu próprio contexto local. A advocacia liderada pelos jovens é uma oportunidade para os jovens terem as suas vozes ouvidas, respeitadas e actuadas nos espaços de tomada de decisão e para sensibilizar os seus pares para as questões. A inclusão de uma componente de advocacia liderada pelos jovens num programa também garante que os princípios do engajamento dos jovens sejam implementados de forma a ajudar a construir uma visão autêntica das questões da juventude, construir as competências de advocacia dos jovens e assegurar que a tomada de decisões reflicta os desafios enfrentados pelos jovens, e incorpore as soluções dos jovens também a esses desafios. Além disso, a advocacia liderada pelos jovens promove uma visão positiva dos jovens como agentes da mudança. O Programa da Juventude da Commonwealth declarou num relatório do Grupo de Trabalho de Jovens do Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido, “É necessária uma advocacia intensiva por parte dos jovens e dos profissionais da juventude para mudar as percepções e ganhar o compromisso com a ideia dos jovens como trunfos para o desenvolvimento nacional”.[1]
Embora o trabalho de prestação directa seja crucial, também é necessário que a advocacia liderada pelos jovens influencie as mudanças dentro dos órgãos de decisão para os tornar mais receptivos e sensíveis às vozes dos jovens. Numa recente revisão dos compromissos da Danida associados à juventude, foi aconselhado que os profissionais do desenvolvimento deveriam advogar pelo envolvimento dos jovens em espaços políticos onde as decisões são tomadas, em vez de em espaços paralelos que distanciam os jovens da ‘política real’.[2]Isto é crucial a fim de afectar a mudança holística e sustentável a nível institucional.
[1] DFID-CSO Children and Youth Network (2016:16) “Youth Participation in Development: A Guide for Development Agencies and Policy-Makers”.
[2] DANIDA (2017: 16) “Youth Leading The World 2030: A Review of Danida’s Youth-Related Engagements”.
